sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Nosso amigo CANGURU: Criando fantoche do nosso mascote.


Os alunos dos 2ºs  anos, em nossa Oficina de Artes, confeccionaram um fantoche do mascote da escola: Nosso amigo CANGURU.

Utilizando  copinhos plásticos, papel colorido e o adesivo com logomarca da escola, os alunos criaram um fantoche  de canguru. Para além da arte, as crianças aprenderam um pouco mais sobre o canguru. 

Vocês sabiam?

De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Current Biology, os cangurus são a primeira espécie de animal (não humano) a preferirem utilizar os membros esquerdos para realizar tarefas simples do dia a dia, ou seja, são eles, os primeiros animais identificados como canhotos do mundo 

Nossos agradecimentos ao professor Agnaldo(nosso canguru do dia)! 

Professora Ticiani








Pintura em tela: A PRIMAVERA.


Inspirados na Primavera, os alunos dos 1ºs anos fizeram uma linda pintura sobre a nossa conhecida "estação das flores", com a orientação das professoras de sala e da profª de Arte (Ticiani).                   

A PRIMAVERA é a estação do ano marcada pelo aparecimento das flores. No hemisfério norte acontece de 20 de março a 21 de junho e no hemisfério sul – onde está localizado o Brasil – se inicia em 23 de setembro e termina em 21 de dezembro.

As borboletas são um marco da estação deixando a paisagem mais bonita e colorida.
As árvores, canteiros e jardins ficam lindos, pois se enchem de flores e perfumes, das mais variadas espécies.

Algumas plantas marcam mais as belezas da estação, como as margaridas, gerânios, hortênsias, jasmins, hibiscos, crisântemos, violetas, dama-da-noite, orquídeas, dentre várias outras.

Das árvores podemos destacar os Ipês que se cobrem de flores das mais variadas cores, como rosa, roxo, branco e o amarelo, símbolo do nosso país. 

Viva a PRIMAVERA!



terça-feira, 18 de outubro de 2016

Atividade sobre Mosaicos


O mosaico representa a colagem próxima de pequenas peças, formando um efeito visual (desenho, figura ou representação). Esse trabalho envolve organização, combinação de cores, de materiais e de figuras geométricas, além de criatividade e paciência.     

Até hoje o mosaico é utilizado nas artes e pode ser formado por diversos tipos de materiais em formatos distintos: pedaços de vidro, plástico, papel, cerâmica, porcelana, pedras preciosas, mármore, granito, marfim, grãos, miçangas, conchas, azulejos, ladrilhos... 

Durante a Oficina de Artes,os alunos dos 4ºs anos decoraram uma luminária, com pedacinhos de papel colorido colado  lado a lado no papel madeira que revestia uma base de madeira formando uma linda luminária que utilizaram no Retiro Espiritual.             

Parabéns crianças pelas luminárias!

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Dia da Consciência Negra e o herói chamado Zumbi


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, data consagrada para homenagear Zumbi – o último líder dos Palmares, símbolo de resistência antiescravagista.



A escravidão no Brasil foi oficialmente abolida em 1888, pela Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel.



Entretanto, 300 anos antes, um grupo de escravos rebelados construiu um reduto independente, onde se tornariam homens livres. 






 Surgia assim, o Quilombo dos Palmares, numa região coberta de matas, de difícil acesso. O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No seu auge, chegou a ter cerca de vinte mil habitantes. Para os negros escravizados, Palmares era como a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, reconhecido como um protetor leal e corajoso.



Zumbi, da Coleção Saga de Heróis, é obra indispensável para compreendermos sobre a história e cultura afro-brasileira e a luta dos negros no Brasil. 


     


128 anos após o fim da escravidão, conquistas já podem ser celebradas. Porém, a história não acabou. Somos agora personagens dessa história que queremos que seja mais humanitária e bonita. Seguimos então atentos às conquistas do povo negro e a valorização de sua identidade.



Biblioteca – Oficina de Leitura

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Estudando o artista Van Gogh

Os alunos dos 2ºs anos estudaram  a biografia do artista,conheceram fotos das suas obras e retrato do artista,fizeram também releituras das obras que conheceram.    
Vicent van Gogh foi um pintor pós-impressionista, cujo trabalho, notável por sua beleza, emoção e cor, influenciou a arte do século 20.

Van Gogh nasceu na Holanda,filho de Theodorus van Gogh, um pastor local, e de Anna Cornelia Carbentus, uma artista temperamental cujo amor pela natureza, desenho e aquarela foi transferido para seu filho...Sua fama cresceu especialmente após a exibição das suas telas em Paris, em 17 de março de 1901. Com uma vasta obra, o artista é considerado um dos mais importantes da história. Em sua homenagem, foi fundado o Museu Van Gogh, em Amsterdã, dedicado à difusão de seu legado.

Parabéns crianças pela releitura  e pela participação na aula!    

Professora Ticiani (Oficina de Artes)








segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Borboletas e flores de diversas cores...É a PRIMAVERA! - Criando a favor do Meio Ambiente.


Com a chegada da Primavera (23/09), também conhecida como a estação das flores, a natureza fica mais bela e colorida com flores e borboletas de cores variadas.

Inspirados nesse colorido da nova estação, os alunos dos 5ºs anos fizeram desenhos, pinturas e colagens, reutilizando rolinhos de papel e com muita criatividade transformaram estes em borboletas e flores contribuindo com o meio ambiente e deixando  nossa escola mais colorida com suas criações. Estas ficaram expostas no hall da escola  no período de 12 a 16/09.

Os quadros ficaram  lindos! Vale a pena conferir em nossas fotos! Parabenizamos nossas criança e agradecemos àqueles que visitaram a exposição. Professora  Ticiani (Oficina de Artes)








terça-feira, 13 de setembro de 2016

Estudando e praticando:"Sustentabilidade"

Sustentabilidade é saber suprir as necessidades presentes sem interferir nas gerações futuras. Um conceito correto e ampliado de sustentabilidade está associado à soluções, caminhos e planos que busquem resgatar adoções de práticas sustentáveis na vida de cada pessoa e na sociedade. Contribuir com nossas vivências e experiências pessoais e repassar estas ao coletivo, é um fator decisivo para possibilitar a prática da sustentabilidade. 
A adoção de práticas sustentáveis resulta, a médio e longo prazo numa nova perspectiva de vida para nossos sucessores e lhes garantirão a manutenção dos recursos naturais necessários para uma melhor qualidade de vida. 

Estudando meios para melhorar e preservar nosso Meio Ambiente, os alunos dos 2ºs aos 5ºs anos, fizeram na Oficina de Artes desenhos, pinturas, cartazes e colagens reaproveitando tampinhas, objetos feitos com sucata, registrando assim, suas ideias e soluções e colocando em prática o que foi estudado para desde cedo já despertarem sua consciência para melhoria do meio em que vivem.

Algumas das atividades foram expostas ao público em nossa Feira da Sustentabilidade que foi o apogeu das atividades realizadas nas diversas aulas interdisciplinares.

Preservando e cuidando do Meio Ambiente teremos um mundo melhor! 




segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Dia da Informática

O Dia da Informática é comemorado anualmente em 15 de agosto.

Esta data é uma homenagem à tecnologia que trouxe inúmeros avanços, benefícios e facilidades para o cotidiano das pessoas. Através de programas, softwares ou por intermédio da própria internet, a informática se transformou ao longo dos anos numa ferramenta essencial para as tarefas básicas e avançadas de qualquer empresa e da vida rotineira.

Aqui no Babylândia não poderia ser diferente, a informática também é uma ferramenta importantíssima no aprendizado de nossas crianças, trazendo inúmeras atividades lúdicas que auxiliam no conteúdo trabalhado em sala de aula, visando sempre o conhecimento de uma forma diferenciada.  Com o auxilio dessa ferramenta ficou mais fácil a fixação dos conteúdos e as crianças ainda se divertem bastante.

É a tecnologia ao nosso alcance!

Tia Manuela
Professora de Informática







quarta-feira, 20 de julho de 2016

26 de julho - Doces lembranças



Quem não tem uma boa memória da casa da avó? Lembranças incríveis e deliciosas!

Podem acreditar! É fato comprovado que os avós são peças fundamentais para o crescimento sadio das crianças!  Estudiosos observaram que as crianças que tiveram os avós por perto, cresceram mais felizes.

Os avós aproximam a família, nos fazem ter lembranças doces da infância, são sinônimos de alegria e encantamento.

Nos avós, os sentimentos de maternidade, paternidade e de amor incondicional, são renovados. 
 
A celebração do Dia dos Avós acontece no dia 26 de julho. 

Dois livros foram especialmente escolhidos: 

                                                        
http://www.livrus.net/coverimg/8573403152.jpg
Lembrancinhas - Editora Caramelo
    
Lembra de mim - Editora Brinque-Book

Lembrancinhas é puro encantamento. Uma avó viajante, animada, sempre lembrando de trazer para sua querida neta, pedacinhos das viagens. Ao longo do texto, as imagens denunciam a passagem do tempo para ambas: a neta cresce, torna-se mulher, tem um filho. A avó envelhece, sempre viajando. 

Lembra de mim é uma delicada referência ao Alzheimer. Muitas crianças já sabem bastante sobre essa realidade e relatam, de forma muito tranquila, situações familiares. Na roda de leitura fica claro como o nosso cérebro é uma incrível máquina misteriosa. 

Oficinas de Leitura recomeçaram!
Tia Carol Dib 










terça-feira, 19 de julho de 2016

Vivência Junina 2016



Todos se reuniram na quadra para a bênção do fim do semestre realizada pelo Padre Tony onde cantamos com alegria agradecendo a Deus a passagem do mesmo. 

Logo após, as crianças participaram da vivência junina, brincando ao som de canções típicas, fazendo assim o encerramento das aulas de musicalização do semestre.

Tio Maguinho
Musicalização



Estudando o Mosaico

Os alunos dos 2ºs anos estudaram o que é o mosaico e em seu Caderno de Artes fizeram um mosaico utilizando papel cortado em quadradinhos e colados lado a lado dando um colorido especial a cada criação. Foi uma atividade que incentivou a atenção e a habilidade na arte de colar papel. Parabéns crianças pelas produções dos mosaicos!


E você? Sabe o que é o MOSAICO?   
O mosaico é uma arte decorativa milenar que reúne pequenas peças de diversas cores para formar uma grande figura. Representam a colagem próxima de pequenas peças, formando um efeito visual (seja um desenho, figura, representação) que envolve organização, combinação de cores, de materiais e de figuras geométricas, além de criatividade e paciência.
Até hoje o mosaico é utilizado nas artes e pode ser formado por diversos tipos de materiais em formatos distintos: pedaços de vidro, plástico, papel, cerâmica, porcelana, pedras preciosas, mármore, granito, marfim, grãos, miçangas, conchas, azulejos, ladrilhos, dentre outros.

Professora 

Ticiani







Festejos Juninos

As festas juninas surgiram nos países europeus católicos e eram chamadas de “joaninas”, em homenagem  a um santo católico,  São João.

Elas foram trazidas para o Brasil no período colonial, pelos portugueses. A princípio, comemorava-se apenas a festa de São João, depois, como os dias de São Pedro e Santo Antônio aconteciam no mesmo mês, foram incorporados às festas juninas.
Com o passar do tempo, as festas juninas foram ganhando características das várias regiões do nosso país. Elas hoje fazem parte do folclore brasileiro, com suas características próprias como as fogueiras, bandeirinhas coloridas, barracas de comidas típicas e as danças de quadrilha.
Registrando o que aprendemos em relação aos festejos juninos, os alunos dos 4ºs anos desenharam e ilustraram em seu Caderno de Artes com aquilo que faz parte da nossa tradição junina (bandeirinhas, fogueiras, quadrilhas, comidas típicas...) foi uma aula muito animada levando a criançada a entrar no clima dos Festejos Juninos!
E viva nossa tradição! Viva São João! 

Professora Ticiani







Pintura em Aquarela: Festejos Juninos

A aquarela é uma técnica muito antiga cujo aparecimento se supõe que esteja relacionado com a invenção do papel e dos pincéis de pelo de coelho, ambos surgidos na China há mais de 2000 anos. Trata-se de uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. Os suportes utilizados na aquarela são muito variados, embora o mais comum seja o papel com elevada gramagem, outros também são utilizados tais como o papiro, casca de árvore, plástico, couro, tecido, madeira e tela.

Utilizando a técnica da aquarela, os alunos dos 5°s anos  pintaram telas com desenhos representando nossos festejos juninos e dessa forma mostraram suas criatividades e habilidades artísticas ao pintar. 
Confiram nas fotos como as telas ficaram lindas!!!! Os alunos levaram para casa como lembrança das suas produções artísticas podendo já utilizar em seus Festejos Juninos.
Parabéns crianças e desde já, desejo um FELIZ SÃO JOÃO e BOAS FÉRIAS! No segundo semestre voltamos com mais atividades. Beijos!

tia Ticiani
Professora 





Dobraduras de Cachorrinhos


A arte milenar japonesa de fazer dobraduras em papel encanta pessoas no mundo todo. Utilizando um pequeno número de dobraduras de formas variadas é possível fazer desde imagens simples a desenhos complexos. Os especialistas no assunto podem transformar um pedaço de papel em animais com incríveis detalhes, além de outras formas.

Estudando a dobradura e colocando na prática,os alunos doss anos confeccionaram dois lindos cachorrinhos usando papel colorido: levaram um para casa e outro foi colado no Caderno de Artes. Logo após, fizeram uma ilustração de paisagem para a dobradura dando  um belo colorido a atividade. Ficaram lindos!Parabéns crianças! Beijos.

tia Ticiani
Professora 




Brincando e dançando o São João

Chegamos ao mês de Junho e o Babylândia vivendo esse espírito junino aproveita esse momento para nas aulas de música fazermos muitas danças e brincadeiras, com canções juninas infantis apropriadas para as crianças. Os ritmos juninos característico: xote, xaxado e baião são explorados para uma maior interação e socialização entre as crianças.

Tio Maguinho
Musicalização


Conhecendo a Sanfona

Chegando o fim do semestre e aproximando-se os festejos juninos, aproveitamos para a apresentar às turmas da Educação Infantil e dos 1ºs anos, aquela que é a rainha da festa, a sanfona. 

Dividida em três partes principais (teclado, fole e baixos), a sanfona encanta todas as crianças com suas características e sonoridade peculiar!

Tio Maguinho
Musicalização


terça-feira, 14 de junho de 2016

Brincadeiras do São João

Estamos chegando ao final do 1º semestre e nos aproximando dos festejos juninos, época recheada de tradição. Por esse motivo, resolvemos demonstrá-las para nossas crianças.

Durante toda semana os alunos da Ed. Infantil, puderam conhecer um pouco melhor sobre as brincadeiras relacionadas às tradições das festas juninas, através de vídeos, slides e atividades realizadas na quadra. As crianças se divertiram  muito conhecendo outras opções bem legais, para um São João mais divertido.

Tia Manuela 
Informática


segunda-feira, 13 de junho de 2016

Crianças avaliam a Oficina de Leitura


Além de ouvir histórias, escolher um livro e descobrir como é rico esse espaço de leitura, as crianças também gostam muito de fazer a avaliação da atividade. É com entusiasmo que elas marcam sorridentes no gostei, legal ou muito legal. Algumas me olham desconfiadas pensando: 

- Será que pode marcar no não gostei?!

Claro que pode! Mas peço que me digam o motivo. 

Meninos justificam: "a história de hoje foi de menina", "cachorros não dançam balé!", "não tinha pai nessa história?"

Meninas também: "a história de hoje foi de futebol", "não teve final feliz", "fiquei com vontade de chorar". 

Nós da Escola Babylândia entendemos que sempre que avaliamos, emitimos um juízo de valor e fazemos isso sempre e a toda hora. Desta forma, consideramos importante exercitar nas crianças a capacidade crítico reflexiva.

Beijo em todas!
Tia Carol Dib