terça-feira, 26 de abril de 2016

Frida Kahlo (1907-1954)


No dia 08 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher e esse ano Frida Kahlo foi a nossa homenageada. Uma grande artista mexicana e exemplo de mulher, que pintou em uma tela os momentos mais tristes e mais felizes de sua vida, que, apesar de todos os seus sofrimentos físicos, procurou a arte, a alegria e lutou pelo bem do mundo não só para ela, mas também para muitas outras pessoas.

“Frida para meninas e meninos”, escrito por Nadia Fink, foi lançado pela editora argentina Chirimbote e faz parte da Coleção de livros infantis "Antiprincesas". A ideia é contar a história de mulheres latino-americanas que foram importantes dentro de suas áreas de atuação.

As crianças ficaram encantadas e muito curiosas para saber mais e mais detalhes, pois afinal aquela era uma história real! Inspiradas em Frida, muitas delas fizeram seus autorretratos e já estão pensando no que poderiam escrever nas suas biografias.


Muito prazer Frida!




Tia Carol Dib
Oficina de Leitura

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Dia do Bibliotecário



No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980[1] , a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta,Manuel Bastos Tigre.


Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, e em 1906 resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com a biblioteconomia.



Considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil, prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, ficou até 1947, assumindo depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, junto ao reitor da instituição.


Fonte: Wikipedia


Oficina de Artes – 2ºs e 3ºs Anos



Iniciamos nossa Oficina de Artes na quinta-feira (21/01) com desenhos, pinturas, música  e o estudo de como surgiu o Carnaval e seus diferentes ritmos.

Sejam bem-vindos crianças!

Profª.  Ticiani


Laboratório de Informática - Educação Infantil


A informática educacional é facilitadora do processo de ensino-aprendizagem da criança. Com base nisso, aqui no Babylândia desenvolvemos um trabalho que busca tornar o aprendizado mais dinâmico, interativo e lúdico, utilizando materiais diferenciados em nosso laboratório de informática.

O laboratório conta com a Mesa Educacional Alfabeto, onde os alunos aprendem de forma divertida as vogais, as consoantes, a formação de palavras, além de textos, histórias e sons.

Temos Também, o sitema E-blocks Math,  que é um método inovador no processo de alfabetização matemática, uma vez que trabalha com a identificação de números,  a relação entre números e quantidades, formas geométricas, conceito de adição e subtração, símbolos e raciocínio lógico.

As aulas de informática complementam os conteúdos abordados no dia a dia escolar dos nossos alunos, visando sempre à fixação desses conteúdos de maneira diferenciada.

É o Babylândia construindo o amanhã com carinho.