quinta-feira, 30 de março de 2017

Paradidático: E você... tem medo?

As turmas do Infantil participaram de uma Contação especial de Histórias com Tio Luamm. As crianças tiveram o contato com o 1º paradidático do ano letivo, através de uma contação com mediação de leitura, cada criança com o seu, elas inseridas no processo de silabação e da leitura imagética desenvolveram um belo trabalho e viajaram através das linhas do conto “E você... tem medo?”, de Maria Júlia Maltese, que trata de medos existentes na infância. 







Ao fim da mediação e contação, realizou-se uma dinâmica: cada criança falava um medo existente e “quebrava-o”, com o auxílio do “Super Martelo Quebra Medo”. A magia do livro envolveu a garotada!

Contação de História: Chapeuzinho Vermelho

As turmas do Maternalzinho e Maternal, participaram de uma Contação de Histórias, com a temática da Chapeuzinho Vermelho, um conto infantil clássico vindo das terras da Alemanha e coletado pelos irmãos Grimm.






 Os pequenos amaram a história que foi contada com o auxílio de um avental temático e de dedoches (fantoches usados nos dedos). 

Tio Luamm 

EDUCAÇÃO FÍSICA - Lateralidade e Noção do Corpo no Espaço.

As aulas de Educação Física na Educação Infanil tem como objetivo o trabalho da lateralidade e da noção do corpo no espaço, duas variáveis importantes para o desenvolvimento motor da criança.


A lateralidade é uma variável do desenvolvimento psicomotor, sendo aspecto relevante no desenvolvimento de todas as outras aprendizagens.



A noção de espaço é um processo  de amadurecimento que pode ser favorecido por professores e pais.






terça-feira, 21 de março de 2017

Cantando, dançando, desenhando e colorindo aprendemos melhor.

É importante proporcionarmos para nossas crianças oportunidades de desenvolverem suas diferentes habilidades artísticas. Dessa forma, em nossa Oficina de Artes, os alunos dos 4ºs anos estudaram as cores escutando música, cantando, dançando, desenhando e colorindo.



Foi uma aula em que os alunos puderam ter contato com as diferentes habilidades artísticas (música, dança, desenho e pintura) e ainda brincaram ao comando da professora que dizia: "Cores Quentes ou Frias". Levantando ou descendo, usando boinas com as cores estudadas, as crianças participaram da brincadeira e ao mesmo tempo aprenderam brincando.

Assim, desenvolvemos e percebemos a participação ativa dos nossos alunos ao estudar.

Parabéns crianças pela participação em nossas oficinas!                                        

Profa Ticiani (Oficina de Artes)

Aracaju: nossa capital e seus encantos.

Em homenagem ao dia 17 de março, em que comemoramos o aniversário de nossa cidade, os alunos dos 3ºs anos, na Oficina de Artes, confeccionaram maquetes em equipe representando os encantos de Aracaju (Orla, Mercado, Museu...)


As maquetes ficaram expostas até o dia 16/03 no hall da escola e depois foram sorteadas entre os participantes de cada equipe.


Parabéns crianças pelos trabalhos e viva nossa capital e seus encantos!


Professora Ticiani (Oficina de Artes-manhã) e professora Cristiane (Oficina da tarde). 

quinta-feira, 16 de março de 2017

A poesia passou por aqui!

Foi animada a semana em que comemoramos o Dia da Poesia - 14 de março. 

Nas Oficinas de Leitura, as crianças munidas de tubos de papelão e haicais ofereceram e receberam sussurros poéticos. Que delícia!

O haicai é um gênero poético originário do Japão.

É  uma poesia caracterizada pela simplicidade, naturalidade e profundidade. E, muitas vezes, pelo humor e pela ironia também.

O poeta, ao compor o haicai, faz uma "fotografia" do momento.

Sempre com muita sutileza e economia de palavras, porque a principal característica do haicai é a síntese.

No oco do toco     tem cobra perigosa       cuidado menina!
Todos curtiram a novidade!


Ao longo dos dias, no início da manhã alunos recitaram poesias, homenageando Cecília Meireles, Henriqueta Lisboa e a ilustre poetisa sergipana Ilda Rezende, que esteve na escola e nos prestigiou, acompanhando os alunos na leitura das suas poesias retiradas do livro "Cama de Vento". 

Ilda Rezende, obrigada pela sua presença e pelas poesias que encantaram a todos.    

Caroline Dib - Biblioteca