terça-feira, 31 de maio de 2016

As Aventuras do Sapo Sandro

A partir da integração de três histórias "O Sapo Sandro", "Girinos" e "Nhack" realizamos uma animada contação de história ilustrando a transformação do girino em sapo, despertando nas crianças a imaginação sobre as descobertas do "Sapo Sandro" em terra firme.
No dia seguinte, recordamos a história e com a participação de todos emitindo o som "Nhack-nhack" estabelecemos um elo com a descoberta do "Sapo Sandro"  de que um bicho come outro. De forma bem humorada e divertida as crianças foram apresentadas à cadeia alimentar, e por fim, que esse ciclo alimenta a terra.


Tia Coracy Schueler



segunda-feira, 30 de maio de 2016

Desenvolvendo habilidades

"O quebra-cabeça funciona como fonte de informação e enriquecimento para os cérebros de todas as idades. Mas é na infância que ele cumpre seu papel de maneira mais eficaz."

No dia 20/05, os alunos dos 1ºs períodos puderam desenvolver várias habilidades com o uso do quebra-cabeça, estimulando assim a percepção visual, o raciocínio lógico, a coordenação motora e a concentração.

Tia Manuela
Informática Educacional


Novas aquisições

Periodicamente a Biblioteca Babylândia adquire novos livros. Esses acabaram de chegar! Alguns deles trazem um recurso interessante: é possível ouvir a história no smartphone, no computador ou no mp3. Muito legal! 


Estarão disponíveis para empréstimo no 2º semestre. Aguarde
m!











sexta-feira, 20 de maio de 2016

Mensagens de carinho para uma SUPER MÃE.


No mês de maio nada mais justo que homenagearmos quem se dedica com tanto amor a fazer o melhor por nós. São tantos cuidados e atitudes de proteção que podemos compará-la a uma heroína, daí o nome SUPER MÃE. Nesse mês de maio, nossos alunos capricharam nas demonstrações de afeto para com suas mamães, fazendo na Oficina de Artes, lindos cartões com mensagens especiais de gratidão e amor. Nosso abraço para cada SUPER MÃE!

Profª. Ticiani





segunda-feira, 16 de maio de 2016

A Tempestade - Paradidático do 5º ano.

Existem leituras que reservo especialmente para os alunos dos 5ºs anos. Mais maduros, eles percebem nuances que antes passariam despercebidas. Eles já sabem o que significa “ler nas entrelinhas”, já podem compreender que um personagem não precisa ser apenas bom ou mau e, principalmente, são leitores críticos que questionam a obra, avaliam e dão sua sincera opinião.


A Tempestade é uma história de poder, vingança, perdão, amor e traição, temas recorrentes na obra de Shakespeare. É considerada uma obra-prima e provavelmente foi a última peça escrita pelo famoso dramaturgo inglês. Sua primeira encenação foi em 1611, em Londres.





 Quando “A Tempestade” chegou, houve inquietação:



 - Tia, não estou entendendo nada!


Ler Shakespeare não é fácil. Por isso essa leitura é compartilhada na Biblioteca. Precisamos refletir e  discutir sobre o lido. São momentos dedicados:


o  à apreciação,

o  à troca de impressões e opiniões

o  à análise de elementos literários – o papel do narrador e as mudanças vividas pelo personagem central,

o  às motivações de personagens para determinadas atitudes,

o  a perceber a linguagem usada pelo autor para descrever personagens e situações,

o  a identificar o tempo em que se passa a história e o tempo em que é contada. 


O professor, nesse momento, aparece como mediador, cuja função é favorecer e instigar a observação da obra.



É hora de confrontar diferentes interpretações, já que há um grupo de alunos debruçando-se sobre um título.  Trata-se, assim, de um espaço também oportuno para colocar as crianças em contato com obras e autores mais desafiadores, em comparação aos livros que elas podem ler sozinhas.



É válido dizer que o livro utilizado é uma adaptação da obra original. Deixo um desafio aos alunos: em outro tempo e espaço, ler o texto integral. Afinal, um clássico é uma obra que pode e deve ser relida, quantas vezes desejarmos. 


Por fim, quando assistimos o filme baseado no livro, uma surpresa: originalmente, o personagem principal da história era um homem, Próspero. No entanto, no filme, é uma mulher que assume esse papel. Que interessante! Mas as opiniões ficaram divididas. Nem todos aprovaram a mudança. Mais reflexões... 

Confira o filme: A Tempestade - Direção Julie Taymor. Helen Mirren, no papel de Próspera.



Tia Carol - Oficina de Leitura 

A energia elétrica do dia a dia



Os alunos dos 5º anos receberam nessa sexta-feira (13/05) a visita do eletricista da escola (sr. Jailton) para um bate-papo a cerca do conteúdo estudado: A energia elétrica do dia a dia. 

As crianças tiveram contato com conhecimentos da prática do trabalho realizado por um eletricista, além dos materiais utilizados para a execução das suas atividades. Conheceram também os cuidados necessários para o contato com aparelhos/equipamentos elétricos no dia a dia. 

Uma ótima experiência para nossas crianças, pois puderam vivenciar na prática o conteúdo visto em sala de aula. 










Toda semana tem Biblioteca! - 1ºs anos do Fundamental

É um prazer receber as turmas dos 1ºs anos para a Oficina de Leitura. 
Para eles, tudo é novidade nesse espaço.  



 


 Depois de ouvir uma história, é hora de escolher um livro.



Incrível descobrir tantas coisas nesses minutos mágicos!



Lendo textos ou imagens, cada criança explora o material no seu ritmo. 




Ficar no chão, no conforto das almofadas, é preferência de quase todos. É tão bom!
 
Sozinhos ou em pequenos grupos, eles demonstram interesse, 
concentração e muito prazer no contato com os livros. 
Semana que vem tem mais!  Tia Carol Dib.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

O uso do microscópio como recurso didático

Usar o microscópio em práticas de sala de aula como um recurso didático, pode contribuir de forma satisfatória para melhorar o processo de aprendizagem e o desempenho dos alunos. No ensino de ciências, a utilização adequada do microscópio estimula a participação, aumenta o interesse dos alunos e permite construir conhecimentos mais aprofundados sobre a realidade.

Como sempre a Escola Babylândia vem trazendo o conhecimento trabalhado em sala de aula para a realidade, assim permitindo que os nossos pequenos não deixem de aprofundar os seus conhecimentos, melhorando o processo de aprendizagem.

Os alunos dos 4º anos visualizaram a penicilina um antibiótico natural derivado do bolor produzido pelo fungo penicillium chrysogenum, sendo o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso.  

Tio Gleidson Santos  




sexta-feira, 6 de maio de 2016

Números e suas quantidades


Os números e suas quantidades foi o conteúdo abordado na aula de informática do dia 29/04, os alunos puderam de forma prática e inovadora revisar o conteúdo visto em sala de aula. Eles trabalharam em grupo estimulando assim uma inter-relação entre os coleguinhas, visando sempre o aprendizado.

Tia Manu
Informática





quinta-feira, 5 de maio de 2016

Coral Babylândia - Alunos dos 1ºs Anos

A apresentação do Coral Babylândia  das turmas dos 1ºs Anos, aconteceu hoje (05/05) em meio às comemorações do dia das mães. Um momento emocionante para todos que estavam prestigiando o evento. Parabéns às nossas crianças! 
 






quarta-feira, 4 de maio de 2016

Coral dos Infantis - Homenagem ao Dia das Mães

Em meio às comemorações do dia das mães, estreou ontem o segundo Coral  Babylândia  criado em 2015 somente com crianças de 4 e 5 anos. Parabéns às nossas crianças!



terça-feira, 3 de maio de 2016

Vamos reutilizar?

Jogamos muitas coisas no lixo que poderiam ser reutilizadas para outros fins. Reutilizando, geramos uma boa economia doméstica, além de estarmos colaborando para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ao jogarmos algo no lixo, estamos também desperdiçando a energia que foi usada na fabricação, o combustível usado no transporte e a matéria prima empregada. Sem contar que, se este objeto não for descartado de forma correta, ele poderá poluir o meio ambiente. 

Em nossa Oficina de Arte utilizamos garrafas de plástico (PET) que foram transformadas em vasos de plantas, objetos de decoração, chocalhos.

Vale lembrar que a doação também pode ser uma boa alternativa, pois outra pessoa que necessita pode utilizar aquele objeto que você não quer mais.

Sugestões de ações práticas para reutilizar:

- Uma roupa rasgada pode ser costurada ou ser transformada em outra peça.

- Computadores e impressoras podem ser doados para entidades sociais que vão utilizá-los com pessoas carentes.

Vamos aproveitar as sugestões e colocarmos cada vez mais em prática? O Meio Ambiente agradece!

Profª Ticiani

Oficina de Artes


Como os seres vivos nascem

Aula de práticas tecnológicas, super interessante, com as turmas dos 4ºs anos, sobre o tema: " Como os seres vivos nascem". Assistimos uma história em quadrinhos do Chico Bento, onde identificamos os animais ovíparos e vivíparos, logo depois o nascimento de um lindo pintinho e vários porquinhos!

Essas diferentes tecnologias digitais permitem aos alunos o contato com novas linguagens e aproximam o conteúdo de ensino às novas gerações, os nativos digitais, que desde pequenos tem naturalidade e domínio sobre os recursos tecnológicos.

Diante do avanço das novas tecnologias, o professor tem como auxílio um novo recurso que torna suas aulas mais estimulantes e diferenciadas. Baseando-se nisso a escola Babylândia, utiliza a tecnologia nas salas de aula, objetivando aumentar a aprendizagem do aluno.

Tio Gleidson Santos
Práticas tecnológicas


Bingo dos encontros vocálicos

O bingo dos encontros vocálicos, foi uma atividade realizada com as turmas dos 2º períodos, que puderam revisar o conteúdo visto em sala, de forma prática e dinâmica.

Tia Manuela
Informática

Especialmente para as mães!

Maio chegou e todos só falam delas: as mães! Nós não faremos diferente. Trago a indicação de dois livros que considero imperdíveis: “Mamãe zangada”, escrito e ilustrado pela alemã Jutta Bauer e “Quando mamãe virou um monstro”, da Joanna Harrison.
 
Com abordagem delicada e desprovida de julgamentos, Jutta cria uma emocionante metáfora para mostrar o que acontece com as crianças quando levam uma bronca.  A história é sobre pingüins, mas certamente se aplica aos seres humanos. Durante a leitura, todos compartilham o mesmo sentimento de se sentirem desconstruídos após um grito da mãe. A mamãe pingüim também sofre... 
 
O livro tem duplo destinatário – mães e filhos. Para ler juntinho e pensarmos nos limites de nossa tolerância. 




Aqui, a curiosidade gira em torno do que acontecerá após uma tensão crescente. Ao receber a notícia de que os sobrinhos vêm lanchar, mamãe fica desesperada. A casa está uma bagunça, não há nada para servir às visitas e a pobre mãe não sabe por onde começar. Enquanto isso, os filhos só pensam em brincar. Ao invés de arrumar suas coisas, sempre encontram um motivo para brigar e outro para chorar. De repente, algo estranho acontece com mamãe...

Apesar desse livro ser um velho conhecido das crianças, sempre há pedidos para que ele seja lido de novo. O motivo do sucesso é simples: no decorrer da leitura, cheia de suspense, a criança tem a oportunidade de se colocar no lugar da mãe que vai perdendo o controle e a calma. Logo surgem relatos pessoais e todos percebem que situações semelhantes acontecem em todas as casas, com todas as mães. Que alívio! 

Quando a leitura termina, estamos preenchidos de mais compreensão e amor pelas nossas tão queridas mães!

Abraço especial para vocês, em todos esses dias de maio.

Tia Carol Dib.