segunda-feira, 13 de junho de 2016

Fábulas



Quem não conhece a história da formiga – que se prepara para o inverno – e de sua amiga cigarra – que prefere aproveitar todo o verão, sofrendo quando chega o inverno? Foi Esopo quem narrou pela primeira vez essa fábula, e muitas outras. Não se sabe se esse homem, um suposto escravo grego, existiu ou não, mas as histórias a ele atribuídas vêm sendo contadas e recontadas há mais de 2.500 anos. 


Outro famoso fabulista é o francês La Fontaine, nascido em 1621 e considerado o “pai da fábula moderna”. 


Apresentei às crianças  Ivan Krylov, o mais importante e premiado fabulista russo. Suas fábulas destacam-se pelo humor irônico e crítico e pelo tom menos moralista do que aquele usualmente encontrado nas fábulas já conhecidas. 





A proposta lançada por mim e aceita pelas crianças teve início com as duplas ou trios se inteirando da fábula escolhida, para apresentar ao grande grupo. Sugeri que escolhessem histórias desconhecidas, para ampliar nosso repertório. 
 

No momento seguinte, eles discutiram a moral da fábula, decidindo quem interpretariam, quem seriam os personagens e como fariam a apresentação.

Meninas se transformam em rã e boi. 

A cegonha não pôde jantar a refeição servida pela raposa.

A árvore demorada teve direito a cavalo e figurino. 

As crianças improvisaram, trouxeram de casa alguns apetrechos para cenário, deixaram de lado qualquer timidez e capricharam na atuação. PARABÉNS!! Foi muito bom vê-los em ação. 

Tia Carol - Biblioteca



Nenhum comentário:

Postar um comentário